
A nutrição é uma ciência complexa e de vital importância, sendo o nutricionista o profissional mais preparado para orientação.
É bem verdade que um indivíduo mal alimentado está predisposto a patologias como: desnutrição, obesidade e outros tipos de doenças crônicas.
O nutricionista além de ser um profissional que conhece bem os alimentos, também detêm informações sobre qual é a melhor forma de prepará-los e como utilizá-los de maneira mais eficaz. A junção desses dois aspectos é útil na reeducação alimentar, pois a raça humana é constantemente assolada por doenças ligadas a erros alimentares, acompanhados de maus hábitos.
Um cardápio variado nem sempre é saudável por si só, a nutrição, como ciência explora então essa variedade para avaliar a qualidade e natureza desses alimentos. Tudo deve ter um equilíbrio, pois todo excesso é prejudicial à saúde.
Por tanto, os nutrientes presentes nas refeições devem ser explorados em graus que são diretamente proporcionais aos resultados que surgirão no organismo, só assim junta-se o prazer de comer com a melhoria da qualidade de vida e saúde plena.
Vamos aprender alguns conceitos?
- Alimentação: é o ato de ingerir, digerir e absorver alimentos.
- Alimento: é toda substância que supri as necessidades de nutrição e crescimento de qualquer forma de vida.
- Nutrição: é a soma dos processos envolvidos na ingestão de alimentos, assimilando-os e utilizando-os para mantimentos dos tecidos do corpo e armazenamento de energia.
- Nutriente: substâncias presentes nos alimentos que são essenciais para o fornecimento de energia, crescimento normal do corpo e manutenção da vida.
Então, baseado nesse contexto, aconselha-se desde a infância a adoção de hábitos alimentares saudáveis, com isso é possível contribuir para a saúde do indivíduo em todas as fases de sua vida.
O conceito de saúde adotado pela Organização Mundial da saúde(OMS) é o seguinte: “ O completo bem-estar, pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psicoemocionais e sociais e não a mera ausência de doença .”
Assim o ser humano estar saudável significa ter uma relação produtiva e harmoniosa com o seu interior e o meio em que vive.
A nutrição hoje aborda de forma forte esses aspectos comportamentais, que de alguma forma tem ligação com o ato de se alimentar.
Nutrição não é só alimento envolve também sentimento.